CLISAM
Clínica Saude da Mente


Rua Pedro Alvares Cabral 138,
sala 322, Centro - Nilópolis - RJ

021 3074-2343
021 9 8837-4979
"Afasta, pois do teu coração o desgosto e remove da tua carne a dor" (Ec 11:10)


Resumindo e Aprendendo
Psicanálise
A psicanálise é um método criado pelo médico e neurologista austríaco Sigmund Freud (1856-1939) que tem como objetivo a investigação e o tratamento das doenças mentais. Tem por base a análise dos conflitos sexuais inconscientes que originados durante a infância. A doutrina psicanalítica defende que os impulsos instintivos que são reprimidos pela consciência permanecem no subconsciente e afetam o sujeito.Essa técnica consiste em que o paciente expresse, durante as sessões de terapia, todas as suas idéias, emoções, pensamentos e imagens tal e qual se apresentam, sem restrições nem ordenamentos. O psicanalista fica encarregue de determinar quais as coisas, dentro dessas manifestações, que refletem um conflito inconsciente. A associação livre, na realidade, não está associada ao livre arbítrio, pois é determinada pelo inconsciente.
Psicologia
Psicologia "é a ciência que investiga os processos e estados conscientes, assim como as suas origens e efeitos". Esta definição indica bem a dificuldade de abranger em um só conceito todos os fenômenos psíquicos. A Psicologia procura descrever sensações, emoções, pensamentos, percepções e outros estados motivadores do comportamento humano. Os comportamentos dos animais são estudados pela Etologia.
Fonoaudiologia
A Fonoaudiologia é a especialidade que tem como objeto de estudo as funções neurovegetativas (mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração) e a comunicação humana, que é a função neurológica mais complexa que o sistema nervoso pode processar, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções estomatognáticas, orofaciais e na deglutição.
Psicopedagogia
A Psicopedagogia é a área de estudo dos processos e das dificuldades de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. O psicopedagogo identifica as dificuldades e os transtornos que impedem o estudante de assimilar o conteúdo ensinado na escola. Para isso, faz uso de conhecimentos da pedagogia, da psicanálise, da psicologia e da antropologia. Analisa o comportamento do aluno, observando como ele aprende. Promove intervenções em caso de fracasso ou de evasão escolar.
Nutrição
A nutrição clínica é a área da nutrição cujas atividades do nutricionista são: prestar assistência dietética e promover educação nutricional de indivíduos, sadios ou enfermos, visando à promoção, manutenção e recuperação da saúde.O principal foco é a prevenção da doença através de um estilo de vida saudável em que o trabalho de incluir novos hábitos alimentares se mescla com os hábitos alimentares sócio-culturais já existentes e que devem ser respeitados e mantidos.
Psicomotricidade
A psicomotricidade é um conjunto de técnicas em que se cruzam e se encontram múltiplos pontos de vista e que utiliza os conhecimentos de várias ciências como a biologia, psicologia, psicanálise, sociologia e a lingüística. (Levy, 2000) Une o movimento e o psiquismo, pois o movimento é a primeira forma do pensamento, condicionando o aparecimento do pensamento abstrato. Faz essa relação indissolúvel, na qual todo o movimento é dependente do psiquismo que o produz, ao mesmo tempo em que o psiquismo é inseparável dos movimentos que o faz desenvolver. Isso é provado pela evolução das espécies e a evolução de cada indivíduo desde seu nascimento.

Terapia Floral de Bach
02/12/2014
A terapia floral do Dr. Bach é uma maneira de tratar o ser humano
através da utilização de essências florais. Não provoca efeitos
colaterais, o tratamento pode ser administrado em pessoas de qualquer
idade, incluindo bebês e idosos. É indicado para preocupações,
apreensão, ansiedade, desespero, irritabilidade, falta de vitalidade,
solidão, depressão, medo, sindromes do pânico, nervosismo, dificuldade
de aprendizado, esquecimento, insegurança, etc...

Psicoterapia individual
30 de Novembro de 2014
Psicoterapia individual é efetuada por psicoterapeuta credenciado, pode ser Psiquiatra, Psicólogo, ou psicanalista.
Trata-se de um processo terapêutico de sessões de 50 minutos, com uma periodicidade semanal ou quinzenal.
As sessões decorrem num espaço de associação livre de idéias. O terapeuta não sugere um tema no início da sessão. O paciente introduz e fala livremente dos temas que lhe ocorrem. Habitualmente são as preocupações que no momento o atormentam, mas livremente outros temas são também depois abordados.
O terapeuta vai ajudando o cliente a olhar para os seus problemas de outros vértices de observação. Vai levantando outras questões que ainda não tinham sido descortinadas pelo paciente. Vai estabelecendo ligações entre acontecimentos atuais e vivências passadas marcantes, das quais o paciente muitas vezes não tem consciência. Confronta o paciente com aspectos da realidade para os quais não estava alerta, nomeadamente o impacto que os seus comportamentos podem ter nas suas relações interpessoais. Tudo isto num espaço relacional de confiança e proteção.
Este trabalho é mútuo e interativo, é uma construção progressiva na direção da cura, sendo esta entendida como um processo de crescimento e desenvolvimento pessoal que resulta num maior grau de liberdade no funcionamento global.
Pode ser complementado com acompanhamento farmacológico psiquiátrico.

Indicações para Psicoterapia Psicanalítica Individual:
01 de Dezembro de 2014
Indicações para Psicoterapia Psicanalítica Individual:
- Perturbações ansiosas e /ou depressivas
- Conflitos laborais e dificuldades na adaptação à vida profissional
- Conflitos familiares
- Problemas na relação de casal (infertilidade, conjugalidade, parentalidade, infidelidade, sexualidade, monotonia, etc.)
- Stress
- Lutos (perdas de familiares - pais, filhos; amigos, colegas)
- Fobias e outros sintomas psiquiátricos
- Insegurança, baixa auto estima, timidez excessiva
- Problemas de identidade e/ou orientação sexual
- Problemas do comportamento e/ou agressividade
- Perturbações psicossomáticas diversas
- Dificuldade na integração em grupos sociais
- Dificuldades na intimidade/ sexualidade
Existe um conjunto de regras que fazem parte deste tratamento e que é importante conhecer.
- Confidencialidade mútua (terapeuta e cliente)
- Pontualidade/ assiduidade
- Caso as sessões sejam desmarcadas na hora ou na véspera haverá lugar a pagamento das mesmas.
Não deverão ocorrer contactos entre o terapeuta e o paciente fora do espaço do consultório.

Psicoterapia de casal
30 de Novembro de 2014
A psicoterapia de casal é voltada para tratar todas as questões referentes a relação conjugal. O objetivo é restabelecer o equilíbrio e a harmonia a dois, diminuindo o sofrimento e resgatando o prazer de estar compartilhando a vida com alguém, promove a qualidade da relação conjugal, preveni ou intervém em conflitos da interação conjugal. Os conflitos surgem a partir das demandas da vida, tais demandas se refletem em rotinas, interesses, divisão de papéis, gênero, padrões de conduta, padrões de comunicação, intimidade, sexualidade, emoções não expressas, vividas ou compartilhadas, a interação do casal com outras esferas – família de origem, trabalhos, estudos, amizades, dentre outros tantos temas.
A terapia de casal não une nem separa, funciona como acompanhamento do processo e não impõe decisões. Facilita que o casal identifique os problemas, as dificuldades, aponta “ferramentas” que poderão auxiliar numa tomada de decisão.

Psicoterapia infantil
30 de Novembro de 2014
A psicoterapia infantil a psicanálise infantil se realiza pelo brincar, onde os jogos seriam o equivalente das associações verbais realizadas na psicanálise com adultos. O jogo e as ações, toda a conduta infantil, são meios de expressar o que o adulto manifesta em palavras visa ajudar a criança a expressar seus conflitos através das atividades lúdicas como jogos e brincadeiras, ao mesmo tempo em que ela vai experimentando novos modos de lidar com as emoções e situações da vida. A linguagem da criança é o brincar, por meio do jogo, do desenho, da brincadeira, o mundo da criança vai se revelando ao olhar do psicoterapeuta de modo que este pode ajudá-la a compreender e enfrentar dificuldades e buscar uma melhor integração e adaptação na família, na escola e na sociedade em geral.
Primeiramente há uma entrevista inicial com os pais sem a criança, para o psicoterapeuta entender qual é a demanda e a queixa. E de tempos em tempo os pais também participam das consultas.
